sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Destaque mês de Janeiro


Destaque mês de Janeiro


O destaque do mês de Janeiro foi feito pela Bruna Costa do 8º A. A Bruna escolheu as autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

Estas duas autoras têm dezenas de obras publicadas, escolhemos alguns dos livros que os alunos gostam mais e demos-lhe destaque no expositor da entrada.

Uma aventura entre as duas margens do rio


Mataram o rei


Histórias e Lendas da Europa

Concurso Nacional de Leitura

Tal como tem acontecido em anos anteriores a nossa escola participa no Concurso Nacional de Leitura. Trata-se de uma iniciativa do PNL destinada aos alunos do 3º ciclo. Na primeira fase os alunos leram três livros: Uma questão de cor de Ana Saldanha, Artemis Fowl o ouro das fadas de Eoin Colfer e Úrsula a Maior de Alice de Vieira.
Realizou-se a eliminatória da primeira fase na biblioteca e foram seleccionados os alunos:

André Estêvão Cruz Makrilou, do 7º D
Cristina Dara dos Santos Rocha, do 7º D
Liliana Filipa Pinho Ribeiro, do 9º A


Estes alunos vão participar na segunda eliminatória do concurso que se vai realizar na biblioteca Almeida Garrett no Porto. Para isso terão de ler três obras que foram escolhidas pelo júri: A Ilha do Chifre de ouro de Álvaro Magalhães, A ilha da rua dos pássaros de Uri Orlev e A cerejeira da lua e outras histórias chinesas de António Torrado.
Parabéns e boa sorte para a segunda eliminatória

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Poesia. Eugénio de Andrade


É urgente o amor.
É urgente um barco no mar.


É urgente destruir certas palavras,
ódio, solidão e crueldade,
alguns lamentos,
muitas espadas.




É urgente inventar alegria,
multiplicar os beijos, as searas,
é urgente descobrir rosas e rios
e manhãs claras.



Cai o silêncio nos ombros e a luz
impura, até doer.
É urgente o amor, é urgente
permanecer.

Até amanhã

A árvore da leitura


Sempre que leias um livro requisitado na biblioteca da nossa escola, podes ajudar a embelezar a árvore da leitura que aí existe. Para isso, deves solicitar, ao professor que se encontra junta na secretária de recepção, uma folha de árvore e preenchê-la com o título do livro e a tua apreciação. Desta maneira, podes ajudar um colega teu dando-lhe informações sobre o livro que acabaste de ler.

Concurso de leitura

Realizou-se, no dia 17 de Dezembro de 2008, na Biblioteca da Escola, a final do Concurso de Leitura destinado aos alunos do 5.º ano. Nove alunos estiveram presentes na prova final do concurso, tendo cada um lido um excerto do texto ”A truta finória”, após terem preparado a leitura do referido texto durante cinco minutos. Os nove participantes na final prestaram boas provas. Os três alunos vencedores, João Filipe do 5.ºB, Bárbara Alves do 5.ºC e Rui Moreira do 5.ºI, tiveram como prémio um livro da colecção “Clube das Chaves” e aos restantes alunos foram atribuídos prémios de participação na final. Esta actividade foi presenciada por alguns alunos que quiseram estar presentes para acompanhar os seus colegas de turma.

Novidades




O meu primeiro álbum de poesia
Alice Vieira seleccionou vinte e oito poemas de autores portugueses, como Luís de Camões, Fernando Pessoa, Miguel Torga, Ruy Belo e outros. A autora teve a preocupação de escolher poemas que fossem entendidos pelas crianças.
O livro é um convite à leitura de poesia, a deixar voar a imaginação e o coração ao som de belas palavras da língua portuguesa. As ilustrações de Danuta Wojciechowska, que acompanham cada poema, transformam o folhear deste livro num prazer.
Como escreve Alice Vieira no prefácio “ Na poesia podemos não entender tudo, podemos nem entender nada. Mas, sem sabermos como, ela fica em nós.”





Eragon
Eragon é uma história escrita por Cristopher Paolini. Trata-se do primeiro livro do “Ciclo da Herança”. É um livro cheio de magia, dragões e aventuras num mundo de fantasia.
A personagem principal, Eragon, um rapaz de quinze anos, tem como melhor amiga Saphira, um dragão com quem vai viver inúmeras aventuras por toda a Alagaësia, o continente das montanhas, dos lagos, das florestas e dos desertos, a terra dos Dragões e de Eragon.
O livro foi adaptado ao cinema em 2006 e é possível que já tenhas visto o filme, agora também podes ler o livro.

Feira do livro





Realizou-se, entre os dias 8 e 12 de Dezembro, a Feira do Livro na biblioteca. Durante esses dias estiveram expostos e foram vendidos livros de diversas editoras.
A realização da Feira do Livro destina-se a divulgar o livro e a promover a leitura na nossa comunidade escolar. Um livro também pode ser um bom presente de Natal e proporcionar horas de prazer a quem o lê. As vantagens da leitura autónoma para o sucesso na aprendizagem estão provadas por inúmeros estudos.
A Feira do Livro teve muita afluência e queremos agradecer a todos os que contribuíram para a realização desta actividade. A biblioteca adquiriu vinte novos títulos. Tivemos o cuidado de escolher os livros que os nossos alunos mostraram gostar mais. Agora, é só vir à biblioteca para ler os livros novos.
Obrigada a todos, e um Bom Ano com muitas novas leituras.

Leitor do mês


O leitor do mês de Janeiro

A Joana Moreira, aluna n.º11 do 6.º K, tem sido visita frequente da nossa Biblioteca. Ela é uma grande leitora e como tal é a nossa entrevistada, este mês.

Quais os livros que já leste desde que o ano lectivo teve início?
Já li quatro livros da colecção Harry Potter de Joanne K. Rowling e nove da colecção Uma Aventura de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

De qual gostaste mais?
Gostei muito de ler Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban porque é nesse volume que ficamos a saber mais alguns pormenores da família do Harry.

Sempre gostaste de ler? Tens muitos livros em casa?
Sim, eu sempre adorei histórias e, quando ainda não sabia ler, era o meu pai que todas as noites me lia uma história.

Achas que a leitura tem contribuído para que sejas melhor aluna?
Penso que sim porque os livros ensinam-nos muito. A minha disciplina preferida é História e é também por isso que eu gosto dos livros Uma Aventura, eles referem factos e dão informações importantes e ao lê- los nós aprendemos mais.

Agradecimento ao Semanário SOL


Foi com muita satisfação que recebemos do Semanário SOL a oferta de seis DVDs infantis que vieram enriquecer os recursos da nossa biblioteca.
Estes filmes irão certamente agradar aos nossos alunos e ajudá-los-ão a ocupar de uma forma divertida alguns dos seus tempos livres.
Ao Jornal SOL o nosso obrigado!

TOP leitores

A importância da leitura no sucesso da aprendizagem é um facto mais que provado, os alunos que lêem mais aprendem melhor.
Para dar a conhecer os leitores que se destacaram pela leitura de livros da biblioteca, criamos o Top de leitores do 1º Período.

· Alexandre Filipe Santos Pedrosa, nº 1 do 5º I;
· Diana Patrícia Silva Carvalho, nº 7 do 5º I;
· Marco António Silva Apura, nº 15 do 5º F;
· Tiago André Rocha Silva, nº 24 do 5º F;
· Neuza Filipa Oliveira Soares Santos, nº 18 do 6º B;
· Tânia Filipa Mesquita Bernardo, nº 25 do 6º B;
· Vera Lúcia Nunes Moreira, nº 27 do 6º B;
· António Daniel Pereira de Castro, nº1 do 6 º D;
· Tiago André Silva Magalhães nº 18 do 6º D;
· Joana Filipa Amorim Moreira, nº 11 do 6º K;
· Maria Elisa Santos Couto, nº 12 do 6º K;
· Mariana da Conceição Pereira, nº 13 do 6º K;
· Bruna Filipa Vieira Costa nº 6 do 8º A;

Parabéns a todos porque LER É SABER