quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Educação Sexual

A biblioteca recebeu novos títulos relacionados com a área de educação sexual:


Petrovic, Jasmina - Sex files: Sexo para principiantes. Vila Nova de Gaia: Gailivro, 2004

Ao longo do livro existem duas simpáticas personagens, que nos vão guiando e tentando esclarecer uma série de questões relacionadas com a sexualidade.

Segundo a autora, este livro tem por objectivo propiciar a auto-análise, o auto-respeito, a tomada de decisões, a atenção à saúde e ao desenvolvimento sexual e também aprender a conhecer e a tolerar os outros.

 
 
Adoro ser uma adolescente. Vila Nova de Gaia, Editora Educação Nacional, 2008

Este livro oferece respostas claras e precisas a todas as questões que preocupam, intrigam, apaixonam, surpreendem, divertem... as raparigas de hoje! As autoras dão ainda um recado aos pais:

Actualmente a sexualidade está em todo o lado, nos ecrãs, na imprensa e na rua… A melhor maneira de proteger os seus filhos é informando-os o mais completamente possível. É por isso que esta obra aborda a sexualidade sem tabus. Uma rapariga prevenida vale por duas e contorna melhor os obstáculos!


 
 
Gonzalez, Maria Teresa – Um beijo no pé. Barcarena, Presença, 2010

Trata-se de um livro de ficção que aborda a questão da gravidez na adolescência. Miguel e Filipa conhecem-se desde os sete anos e aquilo que começou com uma amizade ternurenta e inabalável evoluiu para uma paixão sem limites, que não admite interferências nem obstáculos. Mas agora com dezassete anos, no auge desse amor arrebatado, a tragédia bata-lhes à porta, quando Filipa engravida e os pais a pressionam para interromper a gravidez…..





Gonzalez, Maria Teresa – Tão cedo, Marta! Barcarena, Presença, 2010

Trata-se de um livro de ficção que aborda a questão dos afectos e da gravidez na adolescência. Marta cresceu um pouco ao abandono, sem o calor de uma família unida por fortes laços de afecto. Depois do divórcio dos pais, ficara com a mãe, uma pessoa demasiado preocupada consigo própria para assumir o seu papel junto de Marta…. Talvez por isso Marta tão cedo tivesse sentido a necessidade de procurar em Frederico o amor que lhe faltava.




Ferreira, Daniel Marques- Quarto com vista para o paraíso. Vila nova de Gaia, Gailivro, 2004

Nesta história, um grupo de amigos com situações problemáticas muito actuais: a tentativa de suicídio, a anorexia e a gravidez na adolescência. No entanto, a amizade é ainda um arma muito forte  e, assim com o apoio dos verdadeiros amigos tudo pode ser ultrapassado.



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Destaque do mês- Luísa Ducla Soares

Luísa Ducla Soares nasceu em Lisboa, a 20 de Julho de 1939 e tornou-se uma das mais relevantes escritoras de literatura infanto-juvenil, não só enquanto escritora mas também como estudiosa.


Luísa Ducla Soares tem uma grande obra destinada à infância, nos seus livros aborda um universo de valores importantes para o desenvolvimento das crianças. A escritora aborda questões relacionadas com a natureza das pessoas e das coisas, com grande sensibilidade e utilizando muitas vezes a ironia, apela ao sentido de humor dos seus leitores.

 
 
À Mesa
 
A mãe, se me vê
comer com a mão,
prega-me logo
uma lição.
 
Então tentei
comer com o pé:
 
Tirei o sapato,
tirei a meia...
ia levando uma tareia.
 
Mas amanhã
não ralham comigo
pois vou comer
pelo umbigo
 
Luísa Ducla Soares- Poemas da mentira e da verdade