quinta-feira, 31 de março de 2011

O cartaz da minha escola

As professoras Ana Andrade  e Helena Vilaça conceberam em conjunto com a turma do 6º J, um cartaz alusivo à  semana da Leitura que foi enviado para o concurso " O cartaz da minha escola".

terça-feira, 29 de março de 2011

Semana da leitura

Decorreu entre os dias 21 e 25 de março a Semana da Leitura que envolveu todo o Agrupamento. Partindo do mote "Florestas de Leituras", os aluno deslocaram-se à biblioteca onde leram para os colegas de outras turmas, poemas relacionados com as florestas e o ambiente.
À noite tivemos a visita dos encarregados de educação, dos alunos dos cursos EFA e dos alunos do 3º ciclo acompanhados das professoras de língua portuguesa.
Aqui ficam algumas fotografias das actividades.



quinta-feira, 17 de março de 2011

Visita de Ana Saldanha

Posted by Picasa

Visita da escritora Ana Saldanha

A escola recebeu a visita da escritora Ana Saldanha, que conversou com os alunos do 3º ciclo.
A autora respondeu às perguntas que lhe foram colocando sobre livros, leituras ou literatura juvenil.
Leu-nos alguns excertos da sua obra e assim ficamos a conhecer melhor o ofício de escritora e a importância que as palavras e a literatura podem ter na nossa vida.
Obrigada, Ana Saldanha pela sua visita
 
Posted by Picasa
 
Posted by Picasa

segunda-feira, 14 de março de 2011

Álbum de poesia sobre a Natureza

Aqui estão mais algumas poesias sobre a natureza para que se possam inspirar para a semana da leitura.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Ano Internacional das Florestas

Decorreu na biblioteca uma actividade que tinha por objectivo desenvolver competências de pesquisa e de tratamento da informação a propósito da comemoração do Ano Internacional das Florestas.
As turmas de segundo ciclo deslocaram-se à biblioteca com os professores de área de projecto e  desenvolveram actividades de pesquisa, em páginas da Internet, livros, revistas e vídeos.
O resultado final deste trabalho foi uma bela árvore, concebida pela professora Ana Andrade a partir de materiais reciclados,  com mensagens sobre a importância da preservação da floresta.
Esta actividade desenvolveu-se em colaboração com os professores Joaquim Tavares, Ana Andrade e Luísa Vigário.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Poesia Natureza



Para que se possam inspirar para a Semana da Leitura aqui ficam algumas poesias de Jorge Sousa Braga do livro Herbário

Destaque do mês- Ana Saldanha


 


Ana Saldanha é uma escritora muito lida pelos adolescentes, que se identificam com as personagens e os ambientes descritos nas obras desta escritora. Quando descreve o mundo interior e as vivências das suas personagens possibilita a reflexão sobre questões relacionadas com o universo dos jovens.


A autora já recebeu vários prémios: 1994 Três semanas com a avó, romance juvenil, Verbo (menção honrosa do Prémio Adolfo Simões Müller) 1995 Círculo imperfeito, romance, Presença (Prémio Cidade de Almada 1994) Uma questão de cor, romance juvenil, Edinter (recomendado pelo IBBY; seleccionado para as Olimpíadas da Leitura de 1996; finalista do Prémio Unesco de Literatura Infantil e Juvenil em Prol da Tolerância de 1997).

Ana Saldanha vai visitar a nossa escola no mês de Março. A biblioteca dispõe de muitas obras desta autora que poderás ler.

Fontes: Casa da Leitura disponível em http://www.casadaleitura.org/portalbeta/bo/portal.pl?pag=sol_lminf_detalhe&id=52

Wikipedia. disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Ana_Saldanha