quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de Outubro comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. O Projeto de Educação para a Saúde realizou em articulação com a disciplina de Ciências Naturais e a Biblioteca uma atividade para as turmas de 6º ano para assinalar esta data e reforçar a ideia de que uma alimentação saudável é fundamental para a nossa saúde e crescimento.
Os alunos deslocaram-se à biblioteca onde realizaram experiências relacionadas com hábitos alimentares, leitura de rótulos, consumo da açúcar. 



Mês Internacional das Bibliotecas Escolares




Ao longo do mês de outubro realizaram-se visitas guiadas à biblioteca para as turmas do 5º ano. No final da atividade, os alunos foram convidados a completar o nosso painel " A biblioteca é ...". Aqui ficam dois exemplos das nossas frases emolduradas. 


segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Prémio Nobel da Paz

Malala Yousafzai, a jovem galardoada com o prémio Nobel da Paz em 2014*, é uma estudante paquistanesa que lutou pelo direito à educação e pelos direitos das mulheres no vale do Swat, no Paquistão, onde os talibans proibiram as raparigas de frequentarem a escola.
Em 2009, Malala escreveu um blog para a BBC, onde descrevia em detalhe a repressão exercida pelos talibans no seu país. Em retaliação foi vítima de um ataque taliban que a deixou gravemente ferida e em perigo de morte em 2012, tendo sido alvejada na cabeça a caminho da escola. No entanto, Malala não desistiu da sua luta em defesa dos direitos mais básicos das crianças e tornou-se num ícone global contra o fundamentalismo.
Aos 17 anos, Malala  Yousafzai  é a personalidade mais jovem a receber o prémio Nobel da Paz.

*O prémio Nobel da Paz  foi também atribuído a Kailash Satyarthi, um engenheiro indiano  que criou  a Associação Bachpan Bachao Andolan com o objetivo de combater o tráfico e a escravatura infantil.






quarta-feira, 15 de outubro de 2014

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Outubro Mês Internacional das Bibliotecas Escolares


Celebra-se em Outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano sob o lema " A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias". A professora Helena Vilaça fez este cartaz que assinala a data e nos recorda a importância da biblioteca na aprendizagem e na descoberta do mundo.
Durante este mês, os alunos do 5º ano têm uma visita  guiada com a professora bibliotecária onde podem descobrir todas as coisas que lhes oferecemos. No final, deixam frases realizadas em grupo sobre a biblioteca da escola.